06 de Julho de 2020 – Texto de hoje – 1 Samuel 16: 1-7
“E Yahweh perguntou a Samuel: Até quando chorarás por Saul, havendo-o eu rejeitado para que não reine sobre Israel? Enche teu chifre de azeite e vem; eu te enviarei a Jessé, de Belém, pois eu me tenho provido de um rei dentre seus filhos.
Porém disse Samuel: Como irei? Saul ouvirá e me matará. E Yahweh disse a Samuel: Toma em tua mão uma novilha e diga: ‘Vim para oferecer sacrifício a Yahweh’.
Convide a Jessé ao sacrifício e eu te mostrarei o que hás de fazer; depois me ungirás a quem eu te disser.
E Samuel fez como Yahweh lhe ordenara, e foi a Belém de Judá. E os anciãos da cidade saíram ao seu encontro, e lhe disseram: É pacífica tua vinda?
E ele disse: É pacífica. Vim a oferecer sacrifício a Yahweh. Purificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E depois de purificar a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E quando eles vieram, viu a Eliabe, e disse: O ungido de Yahweh é tal como ele.
Porém Yahweh disse a Samuel: Não leves em consideração sua aparência, nem sua grande estatura, porque eu o tenho rejeitado; pois eu não vejo como vê o homem, porque o homem vê segundo a aparência, porém Yahweh olha o coração.”
Quero incentivar vocês a lerem este livro de 1º e 2º Samuel para conhecer sua história que é muito fortalecedora e aprendemos muito sobre características de nosso Deus. Aqui vemos Samuel lamentando que o rei Saul tenha se perdido dos caminhos de Deus, mas o próprio Deus repreende seu profeta Samuel, por que Deus já havia rejeitado o rei Saul, imagine, Deus o criador de todas as coisas nos rejeitar por telo abandonado, oremos para que isso nunca aconteça e que não nos desviemos de seus caminhos, que nos levarão a uma vida eterna, em paz e justiça na presença dele.
Aprendemos aqui também que Deus está sondando os corações e não a aparência, por que o próprio Deus orienta seu profeta a ir ungir um novo rei para Israel na casa de Jessé, chegando lá Samuel se depara com filhos de Jessé, estes com porte de guerra, bem formosos aos olhos da humanidade, porém Deus rejeitou a todos menos a um menino que nem estava lá quando o profeta chegou, Davi estava cuidando das ovelhas do pai Jessé.
Não entro aqui na história de Davi talvez você conheça a história se não conhecer basta ler os próximos capítulos deste livro. Porém, quero divagar aqui sobre o que aprendemos de nosso criador, Deus não vê como nos vemos as pessoas mas Deus olha o coração de cada um de nos.
Isto me leva a algumas perguntas: do que nosso coração está cheio hoje? Do que temos preenchido nosso coração?
Que busquemos as coisas celestiais, do reino de Deus, de Cristo Jesus nosso Rei e do nosso Pai que nos criou. Não está sendo fácil, de fato são os últimos dias, e estão cada vez mais difíceis, mas que possamos parar e nos esvaziar de toda a impureza e da maldade que nos cerca e procuremos as fontes de água-viva e pura para preencher nosso coração de coisas que nos aproximam da eternidade e da presença de Deus.
Maranata!
Nenhum comentário:
Postar um comentário