domingo, 12 de julho de 2020

Texto do Dia - Isaías 51:12-16

12/07/2020 – Texto de Hoje – Isaías 51: 12-16


“Eu sou vosso Consolador – declara Yahweh. Quem és tu que temes o homem que é mortal ou o filho do homem que seca como a erva?

E te esqueceste de Yahweh, teu Criador, que estendeu os céus e estabeleceu os fundamentos da terra, para que estejas tremendo continuamente cada dia perante a ira do opressor, que está disposto a destruí-los? Onde está o furor do opressor.

Com o qual se precipitava para destruir os poderosos? Não morrerão pela destruição nem lhes faltará seu pão.

Eu sou Yahweh teu Deus, que repreendo o mar e apazíguo suas ondas. Yahweh dos exércitos é seu nome.

Porque pus minhas palavras na tua boca e te cobri com a sombra de minha mão; por ela estendi os céus e estabeleci os fundamentos da terra, e disse a Sião: “Tu és meu povo””.


Profeta Isaías neste trecho traz uma declaração do próprio Deus, o nosso consolador declara isso, confirmando que é quem nos fortalece e nos dá forças nestes dias conturbados. Deus faz nos refletir que aquele que nos oprime também é pó, que são mortais e que logo secarão como a erva.


Deus começa a fazer uma reflexão para que lembremos que Ele é que nos criou, criou tudo que há, os céus e a terra, pode um Deus tão criativo e com tanta poder se submeter a meros mortais opressores? Deus fala que não deixara faltar o necessário para o seu povo, Deus declara que está no controle que até os mares lhe obedecem.


Eis que em nossa boca estão as palavras de Deus, precisamos nestes últimos dias declará-las sem medo dos opressores pois a mão de Deus nos protege fazendo sombra para o seu povo.


Maranata!


terça-feira, 7 de julho de 2020

Reflexão de Hoje - João 15:5

07 de Julho de 2020 – Texto de Hoje – João 15:5

“Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, este produzirá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.”


Nesta declaração de Jesus, Cristo nos revela algo que depende toda a vida humana e principalmente toda a vida de quem professa servir a Cristo ou ser cristão. Cristo ser a videira verdadeira declara a nos que podemos procurar, examinar, estudar qualquer coisa para buscar sentido ou certezas em nossas vidas, que não encontraremos a não ser Nele.


E somos os ramos desta videira, permanecer Nele se torna vital para que não percamos a esperança de dias melhores e um Reino justo, a certeza deste esforço é de que Jesus permanecerá conosco também.


Com essa persistência em permanecer na verdadeira videira, nos daremos frutos, e aqui entendemos que há tempo para tudo, mesmo tendo dúvidas de fazer o certo ou de estar na videira verdadeira, há uma estação em que daremos frutos se estivermos em Cristo, porque sem Ele nada podemos fazer, secaremos e morreremos sem esperança.


Busquemos analisar as orientações que nos é dada em sua palavra, a Bíblia, que mostra as atitudes que devemos imitar de Cristo, entender que tudo que Jesus fazia era para mostrar o Pai e seu Reino Celeste, que Deus abra nosso coração e o nosso espirito para entender e compreender as coisas do céu e sua vontade, e que ao nosso tempo cada ramo dê os seus frutos.


Maranta!


segunda-feira, 6 de julho de 2020

TEXTO DO DIA - 1 SAMUEL 16: 1-7

06 de Julho de 2020 – Texto de hoje – 1 Samuel 16: 1-7


“E Yahweh perguntou a Samuel: Até quando chorarás por Saul, havendo-o eu rejeitado para que não reine sobre Israel? Enche teu chifre de azeite e vem; eu te enviarei a Jessé, de Belém, pois eu me tenho provido de um rei dentre seus filhos.

Porém disse Samuel: Como irei? Saul ouvirá e me matará. E Yahweh disse a Samuel: Toma em tua mão uma novilha e diga: ‘Vim para oferecer sacrifício a Yahweh’.

Convide a Jessé ao sacrifício e eu te mostrarei o que hás de fazer; depois me ungirás a quem eu te disser.

E Samuel fez como Yahweh lhe ordenara, e foi a Belém de Judá. E os anciãos da cidade saíram ao seu encontro, e lhe disseram: É pacífica tua vinda?

E ele disse: É pacífica. Vim a oferecer sacrifício a Yahweh. Purificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E depois de purificar a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.

E quando eles vieram, viu a Eliabe, e disse: O ungido de Yahweh é tal como ele.

Porém Yahweh disse a Samuel: Não leves em consideração sua aparência, nem sua grande estatura, porque eu o tenho rejeitado; pois eu não vejo como vê o homem, porque o homem vê segundo a aparência, porém Yahweh olha o coração.”


Quero incentivar vocês a lerem este livro de 1º e 2º Samuel para conhecer sua história que é muito fortalecedora e aprendemos muito sobre características de nosso Deus. Aqui vemos Samuel lamentando que o rei Saul tenha se perdido dos caminhos de Deus, mas o próprio Deus repreende seu profeta Samuel, por que Deus já havia rejeitado o rei Saul, imagine, Deus o criador de todas as coisas nos rejeitar por telo abandonado, oremos para que isso nunca aconteça e que não nos desviemos de seus caminhos, que nos levarão a uma vida eterna, em paz e justiça na presença dele.

Aprendemos aqui também que Deus está sondando os corações e não a aparência, por que o próprio Deus orienta seu profeta a ir ungir um novo rei para Israel na casa de Jessé, chegando lá Samuel se depara com filhos de Jessé, estes com porte de guerra, bem formosos aos olhos da humanidade, porém Deus rejeitou a todos menos a um menino que nem estava lá quando o profeta chegou, Davi estava cuidando das ovelhas do pai Jessé.

Não entro aqui na história de Davi talvez você conheça a história se não conhecer basta ler os próximos capítulos deste livro. Porém, quero divagar aqui sobre o que aprendemos de nosso criador, Deus não vê como nos vemos as pessoas mas Deus olha o coração de cada um de nos.

Isto me leva a algumas perguntas: do que nosso coração está cheio hoje? Do que temos preenchido nosso coração?

Que busquemos as coisas celestiais, do reino de Deus, de Cristo Jesus nosso Rei e do nosso Pai que nos criou. Não está sendo fácil, de fato são os últimos dias, e estão cada vez mais difíceis, mas que possamos parar e nos esvaziar de toda a impureza e da maldade que nos cerca e procuremos as fontes de água-viva e pura para preencher nosso coração de coisas que nos aproximam da eternidade e da presença de Deus.


Maranata!


domingo, 5 de julho de 2020

Reflexão do dia - Salmos 104

05 de Julho de 2020 – Texto de hoje – Salmos 104: 1-6; 10-23


“Bendize alma minha, a Yahweh! Oh Yahweh, Deus meu, grande és tu! Tu vestiste esplendor e glória;

e te cobriste de luz como com um manto; estendeste os céus como uma cortina.

Ele fez suas altas montanhas nas águas, e pôs sobre nuvens seu carro; Ele anda sobre as asas do vento.

Ele fez dos seus anjos espírito, e dos seus ministros fogo abrasador.

Estabeleceu a terra sobre os fundamentos dela para que jamais fosse removida.

Tu a cobriste com o abismo como com vestido; as águas estavam sobre as montanhas,...”

“… Derramaste os mananciais nos regatos, e fluirão entre os montes;

dão de beber a todos os animais do campo, e atenuam a sede dos jumentos monteses.

Junto a eles habitam as aves do céu, e cantam entre os montes.

Ele rega as montanhas desde suas altas moradas; do fruto de tuas obras se saciará a terra;

Ele faz brotar a erva para o gado, e a vegetação para o serviço do homem, para fazer sair do solo o alimento;

o vinho alegra o coração do homem, o unguento que faz reluzir sua face, e o pão que sustenta o coração do homem.

As árvores de Yahweh se saciarão, os cedro do Líbano que Ele plantou, onde se aninham as aves, e a cegonha, cujo ninho está nos ciprestes.

As altas montanhas são para as cabras monteses, e os lugares escarpados são covis para os coelhos.

Ele fez a lua para as estações; o sol conhece o tempo que se põe.

Ele faz que escureça, e surge a noite, na qual passam todos os animais do bosque.

Os leões rugem para despedaçar e buscar de Deus seu alimento;

ao nascer o sol se recolhem, e se deitam em suas covas.

Sai o homem ao seu trabalho, e a seu labor até ao entardecer.”


Hoje quero me deter em dois questionamentos que faço ao ler um texto como este do salmista, porque é algo que realmente nos leva a entender quão grande é o amor do nosso Criador.

Não sabemos o salmista aqui mas, o texto me faz lembrar de Davi que por muitas das vezes contemplava a criação e os céus, em meio as ovelhas de seu pai, Davi sabia que não era um acaso tudo que estava ao seu redor, com tanta vida e cores e sabores diferentes.

Pense em tudo que está disponível a cada um de nós e falo aqui não algo industrializado mas o natural aquilo que a criação nos proporciona. Primeiramente pense:

Para que pudesse viver precisaríamos enxergar em cores tudo que me rodeia? Se tão somente enxergássemos preto e branco continuaríamos a viver, mas Deus não quis que fosse assim e a cada criação deu-lhe suas cores e características.

Para que pudesse viver precisaríamos sentir o gosto dos alimentos? Mesmo que fosse somente um tipo de alimento sem cor, sem gosto, sem aroma mas tivesse os nutrientes necessários para a vida já seria o suficiente, mas perceba que até aqui Deus que tivéssemos prazer ao provar da sua criação e amor em cada alimento.

Pararmos nesses dias e contemplar a criação é incrível e fortalecedor para conhecermos mais esse Deus e Pai que se entregou por cada um nós sofrendo num madeiro para salvar aqueles que são seus e herdarão a vida eterna debaixo de seu Reino santo e justo e em paz.


Maranata!

sábado, 4 de julho de 2020

Reflexão do dia: Apocalipse 21: 1-5

04 de Julho de 2020 - Texto de Hoje - Apocalipse 21: 1-5


    “Depois vi céus novos e terra nova, porque os primeiros céus e a primeira terra passaram, e o mar não existia mais.

    E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, enquanto descia de Deus, preparada como noiva adornada para seu esposo.

    E escutei uma potente voz do Céu que disse: Eis o tabernáculo de Deus com os homens, e Ele habitará com eles. Eles serão seu povo, e Deus mesmo com eles será seu Deus!

    E cessará toda lágrima de seus olhos, e não mais haverá morte, nem haverá mais pranto, nem mais clamor, nem mais dor, porque as primeiras coisas passaram.

    Então disse o que estava sentado no trono: Eis que eu faço novas todas as coisas. E disse: Escreve, porque estas palavras são de Deus, fiéis e verdadeiras.”


Sempre se renova algo dentro de mim quando leio esse texto. É um dos livros que mais amo em ler e pesquisar e ouvir suas mensagens ocultas, não é atoa que esta como o ultimo livro das escrituras sagradas, aqui tenho o resumo e desfecho de algo que começou muito antes de nós existirmos.

João tem uma visão, daquilo que queima dentro do nosso espírito acreditando ou não, um dia voltaremos para Casa Verdadeira, um dia voltaremos para o Pai. Uma nova terra! Já imaginou? Nada mais deste sistema manipulado por homens egoístas e insanos não mais existir? Uma cidade Santa! Um sistema puro, simples e justo.

E Deus mesmo declara que seremos seu povo e Ele mesmo será nosso Deus. Percebo aqui a nossa herança, que falei dias anteriores em outros textos bíblicos. A nossa herança é uma vida eterna em uma cidade santa (Reino de Deus) preparada pelo próprio Deus, um Deus de paz e amor, justiça e humildade, grande em benevolência e misericordioso. Onde não haverá mais lágrimas em nossos olhos, nem clamor e nem dor porque tudo que estamos vivendo hoje passará.

Feche os olhos por um momento e imagine como a uma criança um mundo assim. Este mundo existe e logo estará aqui visível aos nossos olhos. Esta é a nossa verdadeira herança, qualquer sacrifício aqui na terra hoje vale muito a pena pelo que viveremos na presença do Eterno para todo o sempre.

E Deus diz mais ainda escreve porque são palavras fiéis e verdadeiras. O próprio Deus está declarando, e quando ele fala já está feito, lembre da criação, “… e Deus disse: haja luz e ouve luz...” temos que ter fé, logo, em breve, voltaremos para nossa verdadeira morada. Uma morada sendo preparada pelo próprio Deus quem nos criou, em verdadeira paz e segurança.


Maranata!



sexta-feira, 3 de julho de 2020

REFLEXÃO DO DIA: Salmos 121

Erguerei meus olhos para o monte. De onde virá meu auxílio? Meu auxílio vem da presença de Yahweh, que fez os céus e a terra. Não porá teu pé para terror, nem dormirá teu protetor, Porque não adormecerá nem dormirá o protetor de Israel.

Yahweh é teu protetor; Yahweh te cobrirá com a mão direita. O sol não te ferirá de dia nem a lua de noite;

Yahweh te protegerá de qualquer mal, Yahweh protegerá tua alma. Ele cuidará de tua saída e de tua entrada, desde agora e para sempre.”


Salmista aqui nos confronta: de onde virá o nosso auxílio? Olhando para os montes o salmista se indaga, olhando para a imensidão e a dificuldade que se apresentava diante dele por um momento lhe veio esta dúvida, de onde virá o socorro? Na carne, na nossa humanidade, talvez nos sintamos assim porém no espírito temos a resposta, “Meu socorro vem da presença de Deus”. A presença de Deus, esta verdade, a palavra, que está disponível a nós, a comunicação em oração, encher-se da presença de Deus nos trará essa certeza de que o protetor de Israel está presente, protegendo e guiando nossos passos.

Então o salmista começa a lembrar quem é Deus o que ele fez e faz pelo sue povo, pois ELe criou os céus e a terra e tudo que nela há. Também é um Deus que não se engana não te leva para um caminho de terror, muito menos, te deixará sem proteção, porque o protetor de israel nem dormirá. Deus está atento a cada um de nós. O texto de ontem Pedro nos lembrou que seus olhos e ouvidos estão atentos a tudo. Ele nos defende com sua mão forte e poderosa dia e noite, contra qualquer mal, Deus tem protegido nossas almas. Ele cuidara desde o momento que nascemos (entrada) e até quando morrermos (saída) não se esquecera de nos, pois virá um dia, que nosso Senhor falou, em que todos que estão nos túmulos e memoriais serão ressuscitados.

Como tem sido nossas vidas nesse “hífen” que se nos apresenta? Quando erguemos nossos olhos e vemos o tamanho da jornada, maratona, caminhada, e nos perguntamos: de onde vira o meu socorro? Lembre para sua alma e em espírito que o nosso socorro vem do Senhor.


Maranata!


quinta-feira, 2 de julho de 2020

REFLEXÃO do dia 1 Pedro 3: 8-16

Texto de Hoje: 1 Pedro 3 : 8 – 16


“Finalmente, estejais todos em harmonia. Sofrei com os que sofrem, amai uns aos outros, e sereis misericordiosos e mansos, não pagai a ninguém mal com mal, ou ofensa com ofensa, antes bendizei, porque para isto fostes chamados, para que herdais a bendição.

Portanto, quem deseja a vida e queira ver dias bons, refreie sua língua do mal, e seus lábios de falar engano; Apartai-vos do mal e praticai o bem; Buscai a paz e segui-a. Porque os olhos de Yahweh (Deus) estão sobre os justos, e seus ouvidos atentos para escutá-los, mas o rosto de Yahweh contra os malvados.

E quem vos poderá prejudicar se vós mostrardes zelo pelo que é bom? E se padecerdes por causa da justiça, benditos sois. E não temereis aos que estão vos atemorizando, nem vos pertubeis, antes santificai ao Senhor, o Cristo, em vossos corações, e estejais preparados para apresentar defesa com mansidão e reverência a todo que vos perguntar a razão a respeito da esperança de vossa fé, e tereis uma boa consciência, para que os que falam contra vós com se fôsseis malfeitores, sejam envergonhados como homens que difamam vossos bons costumes no Cristo.”


.

Bom dia! Tudo bem? Aqui no sul esta bem frio e onde você mora? Vamos refletir? Pedro o impulsivo como muitos falam, aqui nos dá orientações interessantes para a nossa reflexão. 

Pedro nos fala aqui nesse trecho sobre termos o compadecimento ao próximo, também a atitudes que não devemos ter em relação a maldade e ofensas que nos atinge e lembra que isso é importante para que herdemos as bençãos. Vida eterna e dias bons para quem deseja, Pedro nos alerta a refrear a nossa língua e nossos lábios de falar enganos nos apartando do mal e praticando o bem e buscando a justiça, estas que só encontramos na palavra de Deus, e o verdadeiro caminho que nos norteia que se chama Jesus Cristo.

Pedro nos lembra aqui, é de que os olhos e os ouvidos de Deus (Yahweh) estão atentos a tudo que acontece. Deus esta vendo nossas atitudes e ouvindo tudo que falamos por isso o alerta de pedro quanto à língua e aos lábios para a refrearmos e procuramos caminhos de paz e verdade, porém o rosto de Deus esta virado para os malvados. Então frente a isso Pedro questiona: “Quem vós poderá prejudicar se vós mostrardes zelo pelo que é bom?” Sabemos que ao buscarmos aquilo que é bom diante de Deus não tem ninguém aqui na terra nem potestade que possa se levantar contra; pois o fruto e o testemunho que buscamos e cultivamos são eternos.

Pedro continua relatando que se padecemos pelo bem e aquilo que é verdadeiro somos benditos e não teremos temor destes e nem ficaremos perturbados. Se realmente estivermos buscando a verdade com fé em nosso Senhor Jesus Cristo que é o caminho, santificaremos em tudo a cada dia de nossas vidas e estaremos preparados para apresentar qualquer defesa com mansidão e reverência a todos que nos contestar a razão nossa esperança e fé.

Oremos e busquemos a verdade que esta escrita na palavra de Deus e exemplificada na pessoa de Jesus e consumada na crucificação de Cristo, eis que temos a nossa disposição o Espirito Santo que intercede ao Pai por nós e discerne até nossos gemidos inexprimíveis, quando não sabemos expressar em oração, breve o reino de Deus virá e transformara esta terra que estejamos prontos e atentos aos sinais e moldados ao Reino para não perdermos as bençãos de vida eterna.

Maranata!


MARCOS 1:7

 "E João pregava, dizendo: Depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desamarrar as...